Escola Pantheon
Artigo
5 formas de ajudar as crianças a lidar com a raiva


Está tudo na mais perfeita paz, seu pequeno está tranquilo brincando, quando alguma coisa acontece e pronto! Ele começa a gritar, bater o pé, discutir, fazer manha, chorar e até ter alguns comportamentos agressivos. Um ataque de raiva tomou conta e você não sabe o que fazer. Como lidar com a raiva? Gritar de volta ainda mais alto? Fingir que não estou vendo e ignorar até passar? Colocar de castigo?

Como lidar com a raiva?

Em primeiro lugar, é preciso entender que a raiva é natural, uma reação fisiológica que provém das frustrações que sentimos e que acompanha crianças e adultos ao longo da vida. No caso dos bebês, a raiva vem quando há fome, cansaço e sono, se manifestando principalmente pelo choro. Conforme vamos crescendo, outros motivos passam a desencadear momentos de raiva e a forma como manifestamos isso muda também.

E, como você já deve saber, lidar com a raiva nem sempre (ou quase nunca) é uma tarefa fácil. Imagine então como é para as crianças… Por isso, quando o pequeno explode em um momento de raiva, o primeiro passo é ter calma. Tentar reprimir este sentimento não é uma atitude educativa, mas isso não quer dizer que você precisa fechar os olhos quando seu filho estiver tendo um ataque de fúria. Reunimos aqui 5 dicas para ajudar os pequenos a lidar com a raiva:

1. Incentive que o pequeno expresse os motivos de sua insatisfação

Por mais que o momento da raiva não seja o ideal para perguntar o que está se passando com seu pequeno, o diálogo é sempre um bom caminho. Portanto, ao invés de tentar falar mais alto, tente escutar o que está frustrando a criança. Deixe que desabafe. Quando falamos em voz alta o que estamos sentindo, conseguimos compreender melhor a situação, enxergando-a com mais clareza. Caso seu pequeno já saiba escrever, você pode pedir para que ele registre com palavras o motivo da sua raiva. Se ele for mais novinho, sugira que faça um desenho para expressar os motivos de sua insatisfação.

2. Proponha uma atividade que distraia a criança

Outra ótima dica é distrair a criança com alguma atividade ou brincadeira. Você pode propor um jogo, um passeio para espairecer ou até mesmo um filme! Assim, você tira o foco do incômodo e o entretêm, fazendo com que ele vá se acalmando. Movimentos que fazem a criança prestar atenção no próprio corpo também são boas para acalmar, como abrir e fechar as mãos ou inspirar e soltar o ar.

3. Use coisas que o pequeno goste para acalmá-lo

Um personagem ou brinquedo favorito, um hobbie ou um lugar que goste de passear… Recorra a coisas que seu pequeno gosta para tranquilizá-lo. Assim, com ele mais calmo, vocês poderão conversar melhor para entender o que o deixou tão irritado.

4. Dê um tempo

Caso o acesso de raiva tenha acontecido em casa, saia de perto do pequeno, vá fazer alguma outra tarefa e deixe que ele fique um pouco sozinho. Dê um tempo para que ele possa se acalmar, refletir e ver a situação com mais clareza. Em alguns momentos, falar pode apenas piorar a situação, deixando-o ainda mais irritado. Às vezes, apenas por ficar um tempo sozinha, a criança já fica mais tranquila.

5. Depois que a poeira baixar, sentem-se para conversar

Após a criança se distrair e se acalmar, sente-se com ela para conversar. Busque entender e fazê-la entender também o que aconteceu para deixá-la tão nervosa. Como ela se sentiu com isso? Como ela reagiu? Quais os melhores caminhos para enfrentar as – inevitáveis – frustrações? Você pode incentivá-la a sempre expressar o que a está incomodando, seja por conversa, desenhos ou um diário! Assim, você evita que novos ataques de raiva sejam frequentes.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/5-formas-de-ajudar-as-criancas-a-lidar-com-a-raiva/?utm_source=newsletter

Cadastre seu e-mail e fique sempre informado

Rua Aracaju, 196 - Barra - Salvador

Tel.: (71) 3235-2727

WhatsApp: (71) 99161-7829

Contato